Direito de imagem: https://www.ecolheitas.com.br/imagem/index/20364545/G/echinodorus_macrophyllus_9217_6.jpg

  Publicado em: 10/02/2021
  Alterado em: 26/07/2021
Vizualizações: 2838
Número de cadastro: 20

Deseja receber informações sobre plantas medicinais no seu email?


NOME BOTÂNICO:
Echinodorus grandiflorus Mitch
FAMÍLIA:
Alismataceae
NOME POPULAR:
Chapéu-de-couro, aguapé, chá-de-campanha, chá-do-brejo, chá-de-pobre, chá-mineiro, congonha- do-brejo, erva-do-brejo, erva-do-pântano
DESCRIÇÃO BOTÂNICA:
Herbácea ou subarbusto aquático, perene, acaule, rizomatoso, de 1-2 m de altura, Nativa de terrenos brejosos e ácidos de todo o continente Americano, inclusive o Brasil. Folhas simples, coriáceas, de 20-30 cm de comprimento, com pecíolo rígido de até 1,3 m de comprimento. Flores brancas, reunidas em inflorescências paniculadas amplas, dispostas acima da folhagem por meio de um longo pedúnculo originado diretamente do rizoma. Ocorre nas regiões Sudeste e Nordeste.
FITOQUÍMICA:
Contém ácidos fenólicos (ácidos ferúlico, cafeico e isoferúlico), ácidos graxos (ácido linolênico, ácido dodecanoico), alcaloides (echinofilinas A B, C, D, E e F), diterpenoides (echinodol, ácido echinólico, fitol, chapecoderinas A, B e C, echinodolídeos A e B, solidagolactona-I), esteróis flavonoides (isoorientina, isovitexina, vitexina). terpenoides (di-hidroedulano, transcariofileno α-humuleno), óleo essencial (óxido de cariofileno, dilapiol, 2-tridecanona).
MARCADOR:
Informação não encontrada na literatura citada.
ALEGAÇÕES:
Edemas (inchaço) por retenção de líquidos e processos inflamatórios.
PARTE UTILIZADA:
Folhas.
VIA DE ADMINISTRAÇÃO:
Oral.
USO:
Adulto.
POSOLOGIA E FORMA DE USAR:
Infusão: 1g (1 colher de chá) em 150 mL (xícara de chá). Utilizar 1 xícara de chá 3 vezes ao dia.
FORMULAÇÕES CASEIRAS:
Diurético; afecções renais (inflamação da bexiga e cálculo): em 1 xícara (chá), coloque 1 colher (sobremesa) de folhas secas picadas e adicione água fervente. Abafe por 5 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá), 2 vezes ao dia.
Reumatismo; gota reumática; dores nevrálgicas: em um recipiente com água em fervura, coloque uma peneira, de modo que a mesma não toque na água e sobre a peneira um pano. Esparrame sobre o pano 2 colheres (sopa) de folhas frescas picadas e abafe. O vapor da água em fervura irá impregnar o pano e o vegetal. Ainda morno, aplique sobre o local afetado, cubra com outro pano e deixe agir durante 15 minutos, várias vezes ao dia.
Prostatite: coloque 3 colheres (sopa) de folhas picadas em 1 litro de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, coe e ainda morno, adicione em uma bacia com água quente. Faça banho de assento, diariamente, durante 20 minutos, deixando as pernas e o dorso fora da água. O paciente deve tentar urinar dentro dessa água.
Afecções da garganta (amigdalite e faringite); estomatite; gengivite: coloque 1 colher (sopa) de folhas fatiadas em 1 xícara (chá) de água em fervura. Em seguida, desligue o fogo. Coe em uma peneira e adicione 3 gotas de própolis. Faça gargarejos, 2 vezes ao dia.
CONTRAINDICAÇÕES:
Não deve ser utilizado por pessoas portadores de insuficiência renal e cardíaca.
EFEITOS ADVERSOS:
Não utilizar doses acima da recomendada pois pode causa diarréia.
CURIOSIDADE E INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
Pode interagir com medicamentos anti-hipertensivos, causando queda da pressão.
REFERÊNCIAS:
AMARAL, ACF; SIMÕES, EV; FERREIRA, JLP. Coletânea científica de plantas de uso medicinal. Rio de Janeiro. 2005.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada n. 10, de 9 de março de 2010. Dispõe sobre a notificação de drogas vegetais junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Diário Oficial [da] União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 mar. 2010d. Não paginado. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2021.
GILBERT, B; FERREIRA, JL; ALVES, LF. Monografias de plantas medicinais brasileiras e aclimatadas. Curitiba. ABIFITO. 2005.
PROPLAM - Guia de Orientações para implantação do Serviço de Fitoterapia. Rio de Janeiro. 2004.

Compartilhe!