Direito de imagem: https://floradigital.ufsc.br/imagens/39222477d2978ab8813b9e1443e5f47936fb.jpg

  Publicado em: 02/03/2021
  Alterado em: 21/04/2021
Vizualizações: 2977
Número de cadastro: 50

Deseja receber informações sobre plantas medicinais no seu email?


NOME BOTÂNICO:
Polygonum punctatum Elliott
FAMÍLIA:
Polygonaceae.
NOME POPULAR:
Erva-de-bicho, acataia, cataia, capiçoba, pimenta-do-brejo, capetiçoba, pimenta-d'água, caichoba, persicária, curage.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA:
Planta herbácea anual ou perene, aquática, de ramos decumbentes e com nós salientes, pouco ramificada, de 40-60 cm de altura, nativa da Ásia e naturalizada no sul e sudeste do Brasil. Folhas membranáceas, alternas, inteiras, geralmente com nervuras avermelhadas, de 4-8 cm de comprimento. Flores pequenas, de coloração branca ou rosada, dispostas em panículas terminais longas.
FITOQUÍMICA:
Taninos; ácidos orgânicos; fitosterina; açúcares; flavonoides; saponinas; pelargonidina; óleo essencial; sais minerais.
MARCADOR:
Informação não encontrada na literatura citada.
ALEGAÇÕES:
Varizes e úlceras varicosas.
PARTE UTILIZADA:
Partes aéreas.
VIA DE ADMINISTRAÇÃO:
Tópico.
USO:
Adulto.
POSOLOGIA E FORMA DE USAR:
Infusão: 3g (1 colher de sopa) em 150ml (xícara de chá). Aplicar na região afetada 3 vezes ao dia.
FORMULAÇÕES CASEIRAS:
Estimulante da circulação; fragilidade capilar; varizes; afecções das vias urinárias; afecções da pele (erisipelas, eczemas e rachaduras do calcanhar): em 1 xícara (chá), coloque 1 colher (sopa) da parte aérea picada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá), 3 vezes ao dia.
Hemorróidas; fissuras anais; feridas; úlcera varicosa; afecções da pele (erisipelas, eczemas e rachaduras do calcanhar): coloque 3 colheres (sopa) da parte aérea picada em 1/2 litro de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Aplique com um chumaço de algodão nas partes afetadas. de 2 a 3 vezes ao dia. No caso de hemorróidas, faça banhos de assento, massageando suavemente.
Reumatismo; artrites; dores musculares: em um recipiente com água em fervura, coloque uma peneira e sobre ela um pano, de modo que não atinja a água em fervura. Espalhe sobre esse pano 3 colheres (sopa) da parte aérea picada e abafe por 10 minutos, para absorver bem os vapores. Ainda morno, aplique esse cataplasma nas partes afetadas, 2 vezes ao dia, deixando agir por 30 minutos.
Estimulante da circulação; fragilidade capilar; varizes; hemorróidas; afecções das vias urinárias: coloque 2 colheres (sopa) da parte aérea picada em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 60%. Deixe em maceração por 5 dias e coe. Tome 1 colher (chá), diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia.
CONTRAINDICAÇÕES:
Gravidez.
EFEITOS ADVERSOS:
Informação não encontrada na literatura citada.
CURIOSIDADE E INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
Informação não encontrada na literatura citada.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada n. 10, de 9 de março de 2010. Dispõe sobre a notificação de drogas vegetais junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Diário Oficial [da] União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 mar. 2010d. Não paginado. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2021.
ÍNDICE TERAPÊUTICO FITOTERÁPICO. EPUB. 2008.

Compartilhe!