Quem é Eduardo Maia?

Olá, meu nome é Eduardo Maia, sou farmacêutico, formado em 2007 pelo Centro Universitário UniCesumar - UniCesumar (Maringá/PR). Atualmente estou concluindo o curso de pós-graduação em Fitoterapia Clínica pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (São Carlos/SP).

Meu interesse pelas plantas medicinais começou na infância quando colhia flores de onze-horas ou apanhava pedaços de açafrão para amassar em um copo com água e ver qual coloração ganharia aquela experiência. Eu mal sabia que ali nascia minha vocação para a Farmácia.

Na adolescência, diante da decisão mais séria e talvez mais complicada da vida que é a de escolher uma profissão, motivado pelas aulas de Biologia e Química, ingressei no curso de Farmácia na UniCesumar.

No inicío do curso as disciplinas oferecidas não me empolgavam, cheguei a pensar em desistir, mas no 2º ano, quando foi oferecido a disciplina de “Botânica aplicada à Farmácia” ministrada pelo Prof. Dr. Pérsio Sandir D'Oliveira, comecei a me aprofundar nos estudos, realizar projetos de pesquisa, e, monitorando até mesmo a disciplina nas aulas práticas. Devido minha dedicação e passando boa parte do meu tempo livre no horto didátivo, alguns colegas até brincavam me questionando se eu estava no curso certo ou se deveria estudar Agronomia. Nunca tive dúvidas! Sempre estive no lugar certo e cursando a faculdade ideal que me proporcionaria ser um profissional de sucesso.

Não posso deixar de mencionar a importância da disciplina de Farmacognosia, ramo mais antigo das ciências farmacêuticas que estuda os princípios ativos naturais. Essa matéria foi ministrada pela Professora Dra. Lúcia Elaine Ranieri Cortez, que muito me incentivou e me acompanhou como orientadora do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Assim pude construir uma base sólida de conhecimento que me permitiu crescer como profissional.

Após terminar a faculdade, ingressei no Mestrado na UEM (Universidade Estadual de Maringá), com o apoio do então professor Dr. Diógenes A. G. Cortez, com quem tive o prazer e a honra de passar bons momentos no laboratório de pesquisa. Por motivos pessoais, não consegui concluir o mestrado e os rumos da história mudaram, comecei então a trabalhar na farmácia e indústria de alimentos, onde tive a oportunidade de atuar na pesquisa, desenvolvimento de novos produtos e área regulatória da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Atualmente, além de prestar consultoria para farmácias e indústrias de alimentos, também sou fundador da Essência Raiz, onde compartilho quase 20 anos de experiência na área farmacêutica através do ensino à distância, infoprodutos, lives e outros.


Farmacêutico Eduardo Maia.