Fitoteca Essência Raiz

Anacardium occidentale

Anacardium occidentale L.

Acajaíba, acaju, acaju-açu, acajuba, acajuíba, acaju-pokoba, acaju-piranga, cacaju, caju, caju-banana, caju-da-praia, caju-de-casa, caju-manso, canju-manteiga, casca-antidiabética, salsaparrilha-dos-pobres, cajueiro.

Família: Anacardiaceae.

Descrição

Árvore de copa baixa, 5 a 10 m de altura. Folhas simples, de 8 a 14 cm de comprimento. Flores pequenas, perfumadas, de cor vermelha a púrpura, dispostas em panículas terminais. Fruto reniforme do tipo aquênio, vulgarmente conhecido como castanha, cujo mesocarpo contém um óleo-resina cáustica, conhecido como LCC (líquido da castanha do caju); no seu interior se encontra uma amêndoa oleaginosa, comestível. O caju, é o pedúnculo floral que se desenvolveu formando um pseudofruto carnoso.

Fitoquímica

Composição Principal:

Folhas e casca do caule: taninos; gomas; resinas; material corante; saponinas.
Pseudofruto: taninos; vitamina C, açúcares; fibras; água.
Fruto (castanha): ácido anacárdico; anacardol; cardol; taninos.
Amêndoa (semente): óleo fixo; proteínas; sais minerais.

Marcador:

Informação não encontrada na literatura citada.

Alegações Terapêuticas

Diarreia não infecciosa. Lesões como anti-séptico e cicatrizante.

Detalhes de Uso

Parte Utilizada:

Entrecasca

Via de Administração:

Oral e Tópico.

Uso:

Adulto.

Posologia

Decocção: 4,5g (1 1⁄2 colher de sopa) em 150ml (xícara de chá).
Oral: Utilizar 1 xícara, 3 a 4 vezes ao dia.
Tópico: Aplicar compressa na região afetada 3 a 4 vezes ao dia.

Outras Formulações Caseiras

Diabetes: coloque 1 colher (chá) do pó da casca do caule do caju vermelho, em 1 xícara (chá) de água em fervura. Desligue o fogo, espere esfriar e coe em uma peneira. Tome 1 xícara (chá), 2 vezes ao dia.
Feridas; infecção da garganta: coloque 1 colher (sopa) do pó da casca do caule em 1 copo de água em fervura. Desligue o fogo, deixe em repouso por 24 horas e coe em uma peneira. Use para fazer bochechos, gargarejos ou para lavar feridas infeccionadas.
Diarreias; disenterias: coloque 3 colheres (sopa) de folhas novas e frescas, cortadas em pedaços bem pequenos em 1/2 litro de água em fervura. Deixe ferver por 10 minutos e coe. Tome 1 copo toda vez que for evacuar. No caso de crianças deve ser dada metade da dose.
Suplemento nutritivo (regime de emagrecimento): a semente torrada pode ser consumida, 1 hora antes das principais refeições.
Alimento nutritivo: ingerir o pseudofruto ao natural, como sobremesa ou entre as refeições, e em sucos.
Frieiras: coloque 1 colher (chá) de casca do caule em 1 litro de água em fervura. Deixe ferver por 15 minutos e coe em uma peneira. Despeje em uma bacia e acrescente mais 2 litros de água quente. Mergulhe o local afetado (pés ou mãos), por 10 a 15 minutos. Repetir a aplicação até a melhora.

Segurança

Contraindicações:

Não deve ser utilizado por período superior ao recomendado.


Efeitos Adversos:

Informação não encontrada na literatura citada.

Info Complementar

Não utilizar junto com anticoagulantes, corticóides e antiinflamatórios.

Referências

LORENZI & MATOS, 2008. PANIZZA S, 1998. BRASIL, 2010a.

VOLTAR PARA A FITOTECA
ATENÇÃO!
Essas informações são publicadas exclusivamente para fins informativos e não podem ser consideradas como aconselhamento pessoal.
Logo, as informações aqui contidas, não substituem uma consulta com um profissional devidamente credenciado pelas autoridades de saúde.